Linguagem falada e linguagem escrita
Tanto na linguagem falada quanto na linguagem escrita, temos um processo interacional entre indivíduos, mas com distanciamento maior ou menor do texto envolvido. A nossa premissa é a de que a responsabilidade pela compreensão da mensagem é sempre de quem fala ou escreve. Então, o escritor/falante é quem deve ter consciência de sua audiência.
A consciência da audiência pelo escritor/falante precisa ser definida o suficiente para que a relação se estabeleça em uma mesma direção de compreensão do conteúdo. Trata-se de um processo anterior à elaboração de qualquer conteúdo, seja veiculado pela fala ou pela escrita.
Em uma interação falada, a construção, mesmo planejada anteriormente, é feita no momento da interação. Assim, conforme as respostas da audiência vão sinalizando a direção do discurso e da compreensão atingida, podemos fazer ajustes no texto. Os comentários, as curtidas e os diferentes emojis podem ser indicativos de uma boa comunicação. É mais ou menos como se todos estivessem em um mesmo ambiente físico em uma comunicação oral.
Na interação pela escrita, é preciso conduzir toda a interação como um bloco, esperando determinada compreensão. A consciência da audiência pelo escritor poderá depender de pesquisas de mercado, pesquisas sócio-ambientais, além das agendas dos debates públicos para uma melhor definição de seu público.
O nível médio da comunicação e o uso de palavras comuns
O nível médio é um facilitador nesse processo de produção de conteúdos escritos: são escolhidas as palavras mais conhecidas, as frases são simplificadas em determinados pontos do texto e há as retomadas, visando facilitar e fixar o conteúdo na mente da audiência.
Se você é produtor de conteúdo, vale planejar e pesquisar, antes da efetiva produção. As pesquisas de palavras, por exemplo, podem ser feitas por buscas simples no Google, observando o número de ocorrências e os contextos mais comuns de utilização; escolha os conceitos com os quais vai trabalhar no texto e escreva como poderiam ser ditos em linguagem comum e, por fim, identifique, com precisão, o que você quer fixar na mente da audiência.