Algumas diferenças entre portfólio e release
Profissionais de diferentes áreas de atuação precisam criar portfólio e release, ou press release, para apresentar sua produção artística ou profissional.
Em um de nossos projetos, a Expedição CoMMúsica, recebemos os dois tipos de textos, para diferentes finalidades e públicos. Vamos marcar algumas diferenças entre os dois, portfólio e release.
Portfólio
Um portfólio é uma pasta, com seus trabalhos. Vamos aproveitar para exemplificar com músicos e explicar como seria a produção de um bom portfólio.
Quando falamos em ‘pasta’, pode ser tanto uma pasta física quanto uma pasta virtual e isso depende do tipo de artista. No caso dos músicos, uma pasta virtual costuma servir para as mais diversas finalidades.
A pasta portfólio do músico deve conter, em ordem cronológica, apresentação do artista, os seus principais trabalhos, acompanhados de textos explicativos e dados identificadores.
No caso de uma música, é preciso incluir a Ficha Técnica completa, com autores, ano de lançamento, participantes, equipamentos especiais (quando houver), local de gravação, letra, registros e direitos autorais, canais em que esteja divulgada.
Para um álbum, as informações são as mesmas, além das que se referirem à produção do álbum como um todo. Parece ser muito trabalho, mas vale a pena, pois é feito somente uma vez e o portfólio realmente servirá para informar sobre a produção musical.
Também podem fazer parte do portfólio de um músico shows, eventos patrocinados, ações sociais, produtos da marca e citações na mídia em geral. Como em músicas e álbuns, igualmente todos os itens devem ser plenamente identificados e padronizados em sua apresentação, a fim de facilitar a leitura.
Qual é a finalidade de um portfólio? A quem se dirige?
Um portfólio apresenta a produção artística de um músico para um produtor, um jornalista, um fã, um curioso. Todos esses públicos buscam informações completas e precisas sobre o artista.
Um press release
O press release é o mesmo que um comunicado para a imprensa. Significa que a imprensa será notificada de um evento ou fato relevante sobre a carreira do artista. Depois de pronto, o release é enviado aos meios de comunicação e, se aprovados, serão transformados em publicação.
O release é um documento produzido por especialistas na área de comunicação, em geral, jornalistas ou assessores de imprensa e segue algumas partes fundamentais: local e data, título, subtítulo, apresentação do fato, identificação da assessoria ou do remetente. Usar papel virtual timbrado é elegante.
Outras partes podem ser adicionadas como padrão, por exemplo, um breve histórico da banda ou músico, sempre em seção separada do fato principal. É importante lembrar que o jornalista é quem fará a montagem do texto final, usando as informações recebidas.
A linguagem do release
Todo release é escrito como uma notícia de jornal, utilizando o esquema da pirâmide invertida: Quem? O quê? Onde? Quando? Como? Por quê?
Cada uma dessas perguntas devem estar respondidas na seção principal do release.
A correção linguística é fundamental.
O visual do release
O mais simples possível e que permita o ‘copia e cola’. Evite (a todo custo) releases enfeitados, cheios de imagens, multicoloridos, com dezenas de fotos sobrepostas. Puro desperdício de espaço e de informação. O que um jornalista busca? Informação. Ofereça isso.
Inclua no visual somente o que for absolutamente necessário e, em caso de haver muito material visual e para audição, monte um portfólio bacana e inclua um link direcionado para uma nuvem. Se o jornalista precisar de material adicional, teria uma pasta inteira.
Algumas diferenças entre portfólio e release
Os dois documentos de divulgação são bastante diferentes em suas finalidades e públicos e merecem a atenção devida, tanto na redação quanto no direcionamento aos veículos de comunicação adequados.
Um portfólio é como um currículo ilustrado com os trabalhos. O portfólio é direcionado ao público em geral e também a produtores, empresários, fãs.
Um release é restrito a um fato relevante na carreira do artista e oferece informação objetiva. O release é direcionado a jornalistas.
Quer uma avaliação de seu portfólio ou release, entre em contato conosco aqui.