Produção de Conteúdo
Produção de conteúdo é diferente de produção de texto
A produção de conteúdo vai além da produção de um texto. A produção de um texto obedece a critérios temáticos, linguísticos, pragmáticos e interacionais. Qual diferença poderíamos apontar entre a produção de um texto e a produção de um conteúdo? Um conteúdo faz parte de um plano maior. Não se preocupe, pois um plano maior não é algo fantástico ou extremamente difícil de se alcançar. Todo texto elaborado para o seu negócio deve estar perfeitamente conectado com o passado, o presente e o futuro de sua comunicação. E esse é o plano maior e chamamos de Plano de Comunicação de Narrativa Empresarial, o PCNE.
O texto escrito, pensado e produzido para o offline nem sempre pode ser aproveitado em outras plataformas, em particular, as on-line. E a palavra-chave para um bom texto, aquele texto que será seu conteúdo, o de sua marca ou empresa, é multiplataforma.
Produzir conteúdo é produzir textos orientados para uso em diversas plataformas. Então, seu texto vira um guarda-chuva e será um ponto focal em sua narrativa, na história de sua marca ou negócio. O movimento dos conteúdos flui de rastros anteriores e aponta para o próximo capítulo.
Esse processo de produção de conteúdo é completamente diferente da produção de um texto para mídia offline. O texto mais convencional das mídias offline é centrado em si mesmo e produzido de acordo com a plataforma imediata de divulgação.
Um conteúdo bem planejado e divulgado de acordo com a plataforma escolhida, seguindo os parâmetros do SEO, é a principal ferramenta para colocar sua empresa ou marca na primeira página do Google.
Plano de Comunicação de Narrativa Empresarial
As narrativas têm sua duração regida pelo acontecimento em si, como em plataformas dedicadas ao jornalismo. Uma notícia dura um tempo curto e logo cede espaço para a noticia seguinte. A comunicação em uma empresa precisa de continuidade, pois nenhum fato deve ir para o balaio do passado. Toda comunicação é imagem e reputação de uma organização.
Para a produção de conteúdo multiplataforma, produzimos um plano de comunicação. O plano de comunicação deve apresentar soluções de comunicação interna, institucional e de marketing. As possibilidades de uso futuro dos conteúdos programados, assim como o que será implantado imediatamente, constituem as ações de comunicação definidas.
A narrativa de sua marca ou negócio não é construída pelo acaso, mas elaborada por nós. Você não imagina o quanto esse planejamento de narrativa de sua empresa facilitará tanto a produção de conteúdo quanto a eficácia dos resultados. Quer conversar sobre uma proposta de criação de sua narrativa? Gostaria de planejar os conteúdos da narrativa de sua empresa?
Entre em contato conosco e marcaremos uma visita. Contato