Revisão de Textos
Revisão de textos é mais do que corrigir a gramática…
Revisão de textos é um trabalho sério e de muita responsabilidade. Dividimos a revisão em três fases: a gramatical, a estrutural e a crítica.
Todo texto, por mais talentoso que seja o produtor ou escritor, merece uma revisão atenta e criteriosa. Seja a revisão de uma monografia de TCC, de um original de e-book ou de livro impresso, de um artigo para jornal ou revista off-line ou on-line, a revisão é parte do sucesso entre os leitores.
Começamos a revisão observando itens gramaticais, tais como acentuação gráfica, ortografia, regência verbal e regência nominal. Essas costumam ser as alterações mais frequentes. É o olhar dirigido para a superfície do texto.
A conferência da estrutura envolve a leitura atenta dos finais e inícios dos parágrafos, título, subtítulos e revisão dos conectores de coesão, enfim, é um nível mais profundo. Então, procuramos reconstruir mentalmente a lógica proposta.
A leitura crítica é continuidade da reflexão acerca das ideias que se quer divulgar. Nessa fase final da revisão, conferimos e relemos o texto, buscando frases, orações, períodos que mereçam ser reconstruídos.
Já parou para pensar em como divulgar seu conteúdo?
A importância desta etapa final é mais relevante ainda se o texto for otimizado para o SEO – Search Engine Optimization. Revisão completa, com marketing para o seu conteúdo.
Suponha que seja uma monografia de TCC, uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado e você tem a possibilidade de divulgar sua pesquisa em uma plataforma digital, com o SEO ativo.
Nessa etapa da revisão, vamos alterar segmentos textuais, justamente para direcionar seu conteúdo, da melhor forma possível, para que sua pesquisa seja bem ranqueada pelos diversos mecanismos de busca, além do Google.
Esse ponto é muito importante: não é uma simples revisão, mas um marketing acadêmico para o seu conteúdo, para a sua pesquisa. Seu esforço e dedicação serão visíveis!
Quando revisamos em função do SEO, precisamos definir parâmetros para as palavras selecionadas, dentro do campo de conhecimento, aliadas aos algoritmos. É bastante trabalho! E seu texto será encontrado justamente por quem o busca.
Benefícios? Muitos. Credibilidade, citações em revistas especializadas, fortalecimento da rede orgânica de seus contatos de área.
É um investimento sólido e valorizador de sua pesquisa.
Se você tem interesse em conhecer mais opções sobre marketing de conteúdo, clique aqui e mande sua mensagem. Marcaremos um encontro para expor as diversas possibilidades de ranquear seu conteúdo.